top of page
  • Foto do escritormktgastroplastia

Bariátrica por endoscópica



Bariátrica por endoscópica em Porto Alegre

A bariátrica por endoscópica é uma técnica inovadora validada para o auxílio na perda de peso em pacientes com obesidade. Esse procedimento não envolve cortes na região abdominal, sendo realizado de maneira semelhante a um exame de endoscopia. O objetivo é reduzir o volume do estômago e aumentando o tempo que a comida fica sendo digerida, promovendo uma sensação de saciedade.



Bariátrica endoscopica

Utilizando um dispositivo endoscópico de sutura, é possível reduzir o volume do estômago, resultando na formação de um tubo gástrico. O procedimento inicia com a sedação do paciente, seguida pelo médico que realiza uma série de pontos de sutura por dentro do estômago, diminuindo a cavidade e causando fibrose da parede.

PARA QUEM É INDICADO?

A indicação para a endoscopia bariátrica leva em consideração o Índice de Massa Corporal (IMC), focando em pacientes com IMC entre 28 e 40 Kg/m², ou aqueles que têm restrições à cirurgia bariátrica convencional. Embora seja uma opção viável para obesidade grau 3 (IMC acima de 40 kg/m²), os resultados podem não ser tão marcantes quanto na cirurgia bariátrica tradicional.

QUAIS OS RISCOS?

As complicações relacionadas à endoscopia bariátrica são infrequentes, sendo os riscos anestésicos e do procedimento bastante baixos, sendo considerado uma das opções mais seguras no tratamento da obesidade. O acompanhamento do paciente por nutricionista e psicólogo é considerado fundamental para favorecer a mudança nos hábitos alimentares e, quando necessário, abordar questões relacionadas à compulsão alimentar.

Após o procedimento de bariátrica endoscópica, é comum que os pacientes retomem gradualmente suas atividades normais dentro de pouco tempo. No entanto, para garantir uma recuperação adequada e maximizar os benefícios do procedimento, é essencial seguir algumas orientações específicas.


QUAL O INVESTIMENTO?

Embora não coberto por planos de saúde, a custo-efetividade é melhor que os novos medicamentos para o tratamento da obesidade.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page