top of page
  • Foto do escritormktgastroplastia

Infecção sintomática por Helicobacter pylori (ICAHPI) têm um aumento de 11% no risco de doença de Alzheimer.



 Infecção sintomática por Helicobacter pylori

METODOLOGIA:

Os pesquisadores identificaram todos os casos com um diagnóstico inicial de DA (doença de Alzheimer) e associaram cada caso de DA a até 40 casos de controle sem DA com base na idade, sexo, data de entrada na coorte e duração do acompanhamento.

A exposição de interesse foi a CAHPI, definida com base em um algoritmo usando diretrizes clínicas e recomendações sobre o manejo da infecção por Helicobacter pylori (HP), com os pesquisadores focando em indivíduos infectados que apresentavam sintomas ou desenvolviam complicações graves da infecção.

Os pesquisadores realizaram várias análises de sensibilidade, incluindo a repetição da análise principal usando períodos de defasagem alternados, restringindo a coorte a participantes com DA (não vascular, alcoólica e demência não especificada) e usando a salmonelose, uma infecção não previamente associada à DA, como exposição de controle negativo.


CONCLUSÃO:

Em comparação com a ausência de exposição à CAHPI, a exposição à CAHPI foi associada a um risco moderadamente aumentado de DA (odds ratio [OR], 1,11; IC 95%, 1,01-1,21), sem modificação importante do efeito por características demográficas ou status socioeconômico.

O risco aumentado atingiu o pico de 7,3-10,8 anos após o início da CAHPI (OR, 1,24; IC 95%, 1,05-1,47) antes de diminuir.

As análises de sensibilidade forneceram resultados globalmente consistentes com os da análise principal.

A análise com a salmonelose como exposição de controle negativo não mostrou associação com o risco de DA (OR, 1,03; IC 95%, 0,82-1,29).

NA PRÁTICA:

"Esses resultados apoiam a ideia da infecção por HP como um potencial fator de risco modificável para a DA" e "abrem caminho para futuros ensaios clínicos randomizados que avaliariam o impacto e a relação custo-eficácia de intervenções direcionadas baseadas na população, como programas individualizados de erradicação de HP, no desenvolvimento de DA", escrevem os autores.


FONTE:

O estudo foi conduzido por Antonios Douros, do Departamento de Medicina e do Departamento de Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Ocupacional da Universidade McGill, Montreal, Quebec, Canadá, e colaboradores. Foi publicado online em 13 de dezembro de 2023 na revista Alzheimer's & Dementia.


LIMITAÇÕES:

Dada a natureza observacional do estudo, é possível que exista confundimento residual. Como a definição de exposição foi com base na CAHPI registrada por médicos generalistas, é possível que haja classificação errada de exposição devido a pacientes sintomáticos que não buscam atendimento primário, assim como classificação errada de desfecho. Os autores não podem descartar a possibilidade de uma associação entre a infecção assintomática por H. pylori e o risco de DA.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page